Social Icons

Pages

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Receitas Vegetarianas

As receitas vegetarianas são preparadas, em geral, para atender as necessidades das pessoas que, seja por restrição alimentar de caráter médico, foram proibidas de comer determinado alimento. Ou porque seguem alguma religião ou filosofia de vida, que os impedem e não aconselham consumi-los. Especialmente as carnes, o principal alimento excluído neste tipo de dieta, e radicalmente evitado por quem dela é praticante.
Porém, as receitas vegetarianas não abolem só o consumo de carnes, elas possuem diversas vertentes, e podem ser classificadas nas seguintes categorias: ovo-lacto-vegetariana (aceitam ovos, leites e derivados de leite), ovo-vegetarianas (só aceitam ovos e excluem leite e derivados), lacto-vegetarianas (excluem ovos, mas mantém derivados do leite), vegan – mais conhecida – (não entram nenhum ingrediente de origem animal).
Para os simpatizantes das receitas vegeratarianas, que, ao contrário do que muitos pensam, são sim, bastante saborosas; separei algumas receitas vegan deliciosas e o melhor, práticas de fazer.

Bolo de Laranja Vegano
4 xícaras de (chá) de suco de laranja (aproximadamente 6 laranjas-pêras, completando com 1 limão)
2 colheres de (sopa) de fermento químico em pó
6 xícaras de (chá) de farinha de trigo (branca)
2 xícaras de (chá) de açúcar mascavo
½ xícara de (chá) de melado de cana
2 colheres de (sopa) de margarina
1 xícara de (chá) de óleo
Modo de Preparo:
Peneire (peneira grossa) a farinha e o açúcar mascavo (será necessário ajudar esse com uma colher). Coloque no meio os líquidos e a margarina e misture com uma espátula. Bata com uma batedeira por 3 minutos. Acrescente o fermento, bata por mais 1 minuto em velocidade baixa. Unte e enfarinhe uma fôrma grande e coloque a mistura. Pré aqueça o forno, deixe na temperatura mínima e asse até dourar e, furando com um palito, esse saia limpo.
Almôndegas de Aveia

Ingredientes:
½  de manjericão fresco picado
½  de farinha de trigo integral
1  de aveia integral em flocos
½  de cebolinha picada
½  de farinha de rosca
1  de salsinha picada
1  de cenoura ralada
2  (sopa) de queijo ralado
2 ovos caipiras batidos
Sal marinho a gosto
Modo de Preparo:
Cozinhar a aveia até os grãos ficarem macios, coar e misturar com os demais ingredientes, amassando bem. Coloque numa assadeira untada e assar por 20 minutos. Depois de feitas, as almôndegas também poderão ser, se assim desejar, cozidas num molho preparado com tomates e sal ou com alguma outra receita de molho à sua preferência.

Lasanha Vermelha com Espinafre e Ricota

Ingredientes:
500 gramas de massa para lasanha
1 cebola cortado em 4 (sentido do comprimento)
1 colher de (sopa) de azeite de oliva
pimenta-do-reino branca
5 litros de água
1 folha de louro
sal
Recheio:
1 maço de espinafre cozido e picado
pimenta-do-reino branca moída
1 lata de molho de tomate
500 gramas de ricota
sal
Modo de Preparo:
Cozinhe a massa para lasanha numa panela com a água, a cebola, a pimenta, o louro, o sal e o azeite, por aproximadamente 15 minutos ou até ficar “al dente”. Escorra e reserve.
Recheio:
Em uma tigela misture o espinafre com a ricota, o sal e a pimenta até formar um creme.
Montagem:
Em uma fôrma refratária coloque um pouco do molho de tomate para cobrir o fundo. Depois, vá alternando camadas de massa com o creme de espinafre e ricota e o molho de tomate. Termine com o creme de espinafre. Leve ao forno pré-aquecido, por cerca de 20 minutos.

Torta Integral de Bananas

Ingredientes:
7 bananas nanica
2 xícaras de trigo integral
2 colheres de óleo de canola
1 xícara de açúcar mascavo
Modo de Preparo:
Misturar a farinha com óleo, açúcar, sal até formar uma massa “farinhenta”. Untar a forma, colocar uma camada mais ou menos de 1 cm.. Cortar as bananas nanicas bem maduras em fatias ou rodelas e colocar uma camada preenchendo totalmente a forma. Depois colocar outra camada de farinha (massa). Você pode utilizar no recheio uvas-passa, ameixa, coco ralado, castanhas… A repetir o processo sendo a última camada de banana. Misturar uma porção de açúcar com canela e espalhar por cima das bananas. Leve ao forno para assar durante 40 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário