Social Icons

Pages

sábado, 10 de março de 2012

Alimentação pró-pique

Veja o que você pode e deve consumir no carnaval para manter o pique e não desidratar!



A nutricionista Rita Cássia Leite Novais recomenda alguns cuidados no Carnaval:
CORPO HIDRATADO –Foliões, geralmente, perdem bastante líquido e gastam muita energia, ainda mais sob as altas temperaturas do verão. Por isso, mantenha seu corpo hidratado com sucos, água de coco, água e evite refrigerantes. Já para os fãs da cerveja uma dica: intercale a bebida com água natural.
LANCHE OU FRUTA –Sempre que possível coma um lanche natural, antes ou depois dos shows e desfiles carnavalescos, ou frutas ricas em carboidrato como: ameixa, maçã com casca, melão, pêra com casca, pêssego, melancia e frutas cítricas. Barra de cereal é uma boa opção por ser prática, gostosa e possuir carboidratos e fibras. Evite carnes e comidas gordurosas porque demoram mais para serem digeridas.
ALMOÇO E JANTAR – O ideal é se alimentar a cada três horas com refeições levíssimas. Mas a boa alimentação começa no café da manhã com sucos e iogurte desnatado que ajudam a hidratar e a fornecer os nutrientes adequados para o organismo. No almoço e no jantar, dê preferência aos grelhados, verduras e legumes. Os vegetais são ricos em fibras e importantes para a reposição de minerais que são eliminados pelo suor.
MINERAIS E FIBRAS – Para manter o pique, minerais e fibras são importantes nas refeições principais. O primeiro é encontrado na abobrinha, aipo, alface romana, rúcula, agrião, alho, pimentão, broto de feijão, aspargos, brócolis, cebola, cogumelos, tomate, abóbora, couve-flor, berinjela, escarola, couve e gengibre. As fibras garantem uma sensação de saciedade, além de auxiliarem no funcionamento intestinal. Aveia, feijões, lentilha, soja, linhaça e centeio são ricos em fibras.
ALIMENTOS ANTIOXIDANTES – Se possível, inclua azeite de oliva extra virgem, castanha do Pará, nozes e amêndoas durante as refeições pois têm ações antioxidante e anti-inflamatórias que auxiliam o organismo a ter resistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário