Social Icons

Pages

domingo, 29 de janeiro de 2012

Viagem com criança

mãe e filho na praia

Especialistas e mães entregam o passaporte para o sucesso do programa. Da arrumação da mala e visita ao pediatra aos cuidados no trajeto. Dos destinos baby friendly à seleção de hotéis com serviços exclusivos para menores de 2 anos. Embarque e divirta-se!
Na hora da reserva
Você e seu marido já decidiram para onde vão e chegou o momento de garantir um lugar ao sol. Antes de confirmar um dos hotéis e pousadas bacanas que escolheram, porém, ligue e se informe das comodidades para mães com bebês. “Sabendo com o que contar, a família se programa para levar coisas que depois poderão estar acessíveis apenas a quilômetros de distância”, diz Viviane Paulucci, diretora da Baby Planners, serviço de consultoria para pais, em São Paulo. O básico a saber é:
- há serviço de lavanderia próprio ou próximo?
- o hotel oferece berço, carrinho e banheira?
- toalha e roupa de cama estão incluídas?
- há farmácias e supermercados locais que vendam a fórmula que o bebê toma (se não mama mais no peito), a fralda e a pomada de assadura usada por ele?
- quais são os pronto-socorros da região?

1 mês antes
Agende uma consulta com o pediatra e confira a vacinação. “Novas vacinas devem ser aplicadas pelo menos 15 dias antes da partida para evitar contratempos com reações em pleno passeio”, lembra a pediatra Sandra Frota Ávilla Gianelo, chefe da unidade neonatal do Hospital Mário Covas, em Santo André, na grande São Paulo. Peça também uma lista de remedinhos para lidar com algum pequeno mal-estar. “São comuns vômitos e diarreia, pelo contato com alimentos diferentes; dores de ouvido, em viagens de avião ou locais com praia e piscina; alergias a picadas e queimaduras solares”, diz Sandra.
Aproveite e atualize os contatos do médico para emergências. Em caso de reações alérgicas fortes, traumatismo, febre alta, vômitos e diarreia de difícil controle enquanto estiver longe, procure o pronto-socorro local, mas contate também o pediatra do seu filho. Ele conhece o histórico do bebê e deve opinar sobre o tratamento recomendado e a necessidade ou não de interromper o passeio. Com esses cuidados, viaje tranquila. “Os bebês se beneficiam de mudanças na rotina, ficando mais calcontagem regressiva A receita de viagem tranquila com o bebê começa em casa. Veja como se preparar para pôr os pés na estrada garantindo o bem-estar e o conforto do seu filho mos e dormindo melhor”, garante Sandra. Ainda no quesito saúde, verifique os serviços conveniados ao seu plano no local de destino, como funcionam os reembolsos e se há assistência especial para viagens.

15 dias antes
Com tanta coisa para carregar, é melhor arrumar a mala sem pressa. Para não esquecer nada, prepare uma lista do que o bebê usa no dia a dia e reúna tudo em um mesmo local. Só dê baixa nos itens à medida que os colocar na mala. “Se não houver lavanderia no local, recomendo calcular peças suficientes para três trocas diárias de roupa da estação, mais duas opções diárias para eventuais mudanças de clima. Também é melhor levar o travesseiro de casa”, diz Viviane. Não esqueça  de incluir os brinquedos do pequeno. “Eles ajudam o bebê a se sentir seguro”, completa a especialista. Confira outros itens indispensáveis no quadro “Põe na mala”.

7 dias antes
Se a babá vai junto, combine já o horário de trabalho, os intervalos de descanso e se haverá folgas ou não. Ela deve saber que não está exatamente de férias. Aproveite e planeje também o trajeto, como ensina Viviane.
De carro - Faça o roteiro programando paradas a cada duas ou três horas. Pesquise postos e lojas de conveniência no caminho e prepare uma bolsa de mão com fraldas de pano e descartáveis, lenço higiênico, trocas de roupa para calor, frio e meia-estação, brinquedos pequenos e macios, gadgets e DVDs. No dia da partida, inclua água para beber e para higienizar o filhote, alimentos resistentes ao calor, mamadeiras com porções individuais de fórmula e potes de papinha para uma emergência.
De avião - Confira se a companhia oferece menu especial para bebês e reserve-o. Não dispense a bagagem de mão – em voos longos, programe uma troca de roupa a intervalos de quatro a seis horas. Lembre de levar uma chupeta ou mordedor para aliviar a pressão nos ouvidos do bebê nos momentos de decolagem e pouso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário