Social Icons

Pages

domingo, 29 de janeiro de 2012

O Que Vestir Numa Entrevista De Emprego


Clique para ver mais...
Qual é o problema com esta dúvida? Fato e gravata, sapato tratado, barba e cabelo aparados e pronto. Certo? Bem, não propriamente.
Hoje em dia as coisas mudaram e uma aparência destas, em certos ambientes de trabalho, pode ser considerada demasiado conservadora e formal, não se adequando ao perfil do candidato que a empresa está à procura. É preciso adequar o estilo, a postura e a maneira de estar ao tipo de entrevista de emprego que se tenta alcançar.
Por exemplo:
Uma entrevista para um emprego dentro da área das artes e cultura não deverá necessitar de um fato e de um aspecto tão formal. Em vez disso, use umas calças que não sejam de ganga (para não parecer demasiado à vontade), uma camisa com cores sóbrias (cinza, branco, castanho ou preto são boas escolhas) e, porque não, um cardigan para compor a imagem. Pode, ou não, usar uma gravata fina sem apertar o último botão do colarinho.
Para se apresentar disponível para trabalhar nalgum tipo de serviços administrativos, então já poderá usar algo mais formal, mas não em demasia. Camisa branca, com ou seu gravata, e um blazer podem ser o que precisa. Evite, mais uma vez, as calças de ganga. Existem inúmeras alternativas no mercado.
Como deverá suspeitar, se está a candidatar-se para um emprego ligado à área do desporto e actividade física, aí sim, poderá apresentar-se de calças de ganga. Não é necessário ir com calças rasgadas (não se esqueça que, acima de tudo, é uma entrevista para um emprego), nem ir de t-shirt com demasiados bonecos. Utilize uma camisa colorida, utilizando um casaco desportivo com capuz por cima, demonstrando uma atitude activa e desportiva. Pode usar ténis, mas estes têm de estar cuidados e bem limpos.
No espectro oposto temos cargos administrativos onde, aí sim, o fato e a gravata são bons aliados. Mas tente demarcar-se do conservadorismo usual. Um corte de cabelo diferente ou o uso de um relógio desportivo demonstram que, mesmo estando a postos para seguir uma profissão de rigidez, a sua personalidade mostra-se nos detalhes.
E é aqui que chegamos. Embora o primeiro impacto seja muito importante, a nossa imagem deve apenas transmitir aquilo que somos. Uma postura correcta, boa colocação de voz, confiança no discurso e na postura e, acima de tudo, atitude positiva. A imagem que transmite não deve enganar. Deve estar de acordo com o ambiente de trabalho que pretende encontrar, com as funções a desempenhar e deve identificar-se consigo próprio. Não tente ser alguém que não é, para agradar apenas em termos de aparência. Seja sempre genuíno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário